Laboratório de fluidos

Laboratório de fluidos

Laboratório de fluidos

Benefício a quem usa o Programa SOS

Equipamentos de alta tecnologia, capacidade para realizar 830 mil ensaios completos por ano e um time técnico altamente qualificado: da interpretação de análises à consultoria sobre tomadas de decisão baseadas nos resultados obtidos. É isso que você encontra no Programa SOS realizado pelo Predic um dos maiores e mais modernos laboratórios da América Latina. Conte com nossas soluções de análises de fluidos lubrificantes, líquido de arrefecimento e óleo diesel.

Velocidade de resposta

Aqui você pode contar com agilidade na entrega dos resultados. Cerca de 95% das amostras são entregues em até 72 horas após a amostra chegar ao Predic para a realização do Programa SOS. Conte com nossas soluções para ter mais assertividade na tomada de decisão da gestão dos seus ativos, reduzir tempo de paradas e aumentar a eficiência no direcionamento da sua mão de obra.

Faça aqui a gestão de suas amostras

Card Image

Ampla cobertura e logística reversa a partir das principais filiais da Sotreq

Não importa onde você esteja ou qual o seu segmento de atuação. O Predic possui abrangência nacional e atende aos segmentos de construção, mineração, energia, petróleo e marítimo, industrial e ferroviário. Nosso sistema de logística reversa de amostras não possui custo adicional e pode ser feita a partir das principais filiais da Sotreq do Brasil.

Conte com profissionais qualificados para interpretar as amostras de todo tipo de equipamento

Para dar suporte à sua tomada de decisão na manutenção de equipamentos pesados, industriais, rodoviários e ferroviários, nosso laboratório possui capacidade de gerar diagnósticos preditivos precisos.

Integração com Sotreqlink, Mycat e CatApp

Você pode monitorar e acompanhar, de forma simples, todas as análises dos seus equipamentos por meio das plataformas SotreqLink, MyCat e CatApp.

Treinamentos que te ajudam a coletar suas próprias amostras

Você também pode contar com nossos consultores para capacitação na coleta correta de amostras, leitura e interpretação dos resultados, a partir das plataformas web (SOS Web e SotreqLink), sem custo adicional.

Modelo de comercialização

Você pode comprar seu kit de análise de fluidos diretamente em nossas filiais. Nossos serviços de análise e acesso aos sistemas de gestão de amostra já estão inclusos. Caso o volume mensal de amostra seja superior a 100 unidades, você pode comprar peças e serviços de análise separadamente e pagar o serviço somente depois de receber os resultados das suas amostras. Nessa modalidade, o custo por amostra é menor.

Conheça nossas soluções

Normas e Métodos dos ensaios

Os testes contemplados em nosso programa de análise para amostras de óleos lubrificantes são:

Viscosidade – ASTM D445:
Por meio desse ensaio determinamos o grau de viscosidade do óleo lubrificante analisado. A viscosidade é determinada em viscosímetro cinemático a 100ºC para equipamentos móveis e 40ºC para redutores industriais.

Espectrometria de Infravermelho – ASTM E 2412-04:
Para a análise de Infravermelho por Transformada de Fourier utilizamos um equipamento com amostrador automático de última geração. No Infravermelho são feitas as medições de elementos degradantes no lubrificante bem como o teor de sulfatação para óleo de motor:

Espectrometria de Emissão Ótica a Plasma – ASTM 5185:

O teste de elementos químicos é realizado com um espectrômetro de emissão ótica a plasma com medições simultâneas onde avaliamos partículas inferiores a 10 micra de tamanho. Os resultados são expressos em “ppm”, partes por milhão. São analisados 18 elementos, que podem ser de desgaste, contaminação externa e aditivação do óleo.

Contagem de Partículas – ISO 4406:
A determinação da quantidade de partículas em suspensão no óleo é realizada com um contador de partículas automático, com medição através de raio laser.

Karl Fischer - (presença de água) ASTM D7546:
Esse ensaio permite medir quantitativamente a presença de água no óleo.

Diluição por Combustível (Cromatografia gasosa) ASTM D7593:
Esse ensaio permite medir quantitativamente a presença de diesel no óleo motor.

Os testes contemplados em nosso programa de análise de Líquido de Arrefecimento são:

Glicol (%):
Verificação do percentual de glicol presente na amostra. O glicol é responsável por aumentar a temperatura de ebulição e diminuir a temperatura de congelamento do líquido.

PH:

Verifica a acidez ou alcalinidade da amostra de líquido de arrefecimento. Parâmetro conforme os fabricantes.

Condutividade:
A condutividade é a medida de como o líquido está conduzindo a corrente elétrica. Este parâmetro deve estar dentro das especificações dos fabricantes.

Nitrito (ppm):

O nitrito é um aditivo de alguns líquidos de arrefecimento que fornece proteção contra cavitação e corrosão. É necessário verificar sua concentração afim de estabelecer a necessidade ou não de procedimentos de manutenção para correção de suas concentrações.

Odor:

O odor é uma das mais efetivas ferramentas para indicar problemas nos sistemas de arrefecimento. Problemas como passagem de compressão, contaminação por materiais de limpeza dos radiadores, reações químicas entre outros.

Cor:

Mudanças na cor do líquido de arrefecimento geralmente podem indicar mudanças químicas no produto ou mistura de outros tipos de líquido de arrefecimento e ou inibidores (SCA ou Extender) ou mistura de água ou produtos de forma incorreta.

Aparência:
Verificação de turbidez ou materiais diferentes nas amostras de líquido de arrefecimento, podem indicar contaminação por água, óleo lubrificante, diesel, solventes, utilização de água imprópria, etc.

Precipitado:
Material não dissolvido nas amostras de líquido de arrefecimento. São geralmente resultado de corrosão dos componentes metálicos do sistema de arrefecimento ou precipitação dos aditivos do líquido de arrefecimento do motor.

Espuma:
Pode ser causada por contaminantes externos ou pela perda de aditivo antiespumante do líquido de arrefecimento. Passagem dos gases de exaustão também podem causar espuma no sistema de arrefecimento.

Os testes contemplados em nosso programa de análise para amostras de óleo diesel são:

Teor de Biodiesel – ASTM D7371:
Verificação do teor de Biodiesel presente no óleo diesel. O teor de biodiesel deve estar conforme o que especifica legislação vigente.

Teor de Enxofre – ASTM 5185:
Verificação do teor de enxofre presente no óleo diesel. O teor de enxofre deve estar conforme a informação do produto utilizado.

Contagem de Partículas – ISO 4406:
A determinação da quantidade de partículas em suspensão no óleo é realizada com um contador de partículas automático, com medição através de raio laser.

Viscosidade a 40º - ASTM D445:
Medição da viscosidade para verificação de possíveis contaminações e atendimento a especificação da legislação vigente.

Cor:
Através do teste é possível averiguar o uso correto do diesel em determinada especificação de acordo com a sua cor.

Teor de água (Karl Fischer) – ASTM D6304:
Verificação quantitativa do teor de água contido no óleo diesel.

Análise de elementos de desgaste e aditivação – ASTM 5185:
Verificação dos teores de desgaste, contaminação e aditivos do óleo diesel.

Precisa de outros ensaios? Fale conosco!

vendas.sos@sotreq.com.br | 0800 940 1920