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• Glicol (%)
• PH
• Condutividade
• Nitrito (ppm)
• Odor
• Cor
• Aparência
• Precipitado
• Espuma
Glicol (%):
Verificação do percentual de glicol presente na amostra. O glicol é responsável por aumentar a temperatura de ebulição e diminuir a temperatura de congelamento do líquido.
PH:
Verifica a acidez ou alcalinidade da amostra de líquido de arrefecimento. Parâmetro conforme os fabricantes.
Condutividade:
A condutividade é a medida de como o líquido está conduzindo a corrente elétrica. Este parâmetro deve estar dentro das especificações dos fabricantes.
Nitrito (ppm):
O nitrito é um aditivo de alguns líquidos de arrefecimento que fornece proteção contra cavitação e corrosão. É necessário verificar sua concentração afim de estabelecer a necessidade ou não de procedimentos de manutenção para correção de suas concentrações.
Odor:
O odor é uma das mais efetivas ferramentas para indicar problemas nos sistemas de arrefecimento. Problemas como passagem de compressão, contaminação por materiais de limpeza dos radiadores, reações químicas entre outros.
Cor:
Mudanças na cor do líquido de arrefecimento geralmente podem indicar mudanças químicas no produto ou mistura de outros tipos de líquido de arrefecimento e ou inibidores (SCA ou Extender) ou mistura de água ou produtos de forma incorreta.
Aparência:
Verificação de turbidez ou materiais diferentes nas amostras de líquido de arrefecimento, podem indicar contaminação por água, óleo lubrificante, diesel, solventes, utilização de água imprópria, etc.
Precipitado:
Material não dissolvido nas amostras de líquido de arrefecimento. São geralmente resultado de corrosão dos componentes metálicos do sistema de arrefecimento ou precipitação dos aditivos do líquido de arrefecimento do motor.
Espuma:
Pode ser causada por contaminantes externos ou pela perda de aditivo antiespumante do líquido de arrefecimento. Passagem dos gases de exaustão também podem causar espuma no sistema de arrefecimento.