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Potência do Motor - Motor Tier 3 - ISO 14396:2002:
299
kW
Potência do Motor - Motor VR - ISO 14396:2002:
299
kW
Visão Geral
Desempenho Consistente em uma Área Limitada
O Caminhão Subterrâneo Cat<sup>®</sup> AD30 é um transportador de minas de tamanho médio a pequeno que é a combinação perfeita para a carregadeira subterrânea Cat R1600H. Projetado para oferecer desempenho, ele é alimentado pelo motor Cat C15 e oferece tempos de ciclo rápidos e máxima eficiência. Com dois estilos e vários tamanhos de báscula, você pode escolher a báscula certa para maximizar a eficiência em sua aplicação. A cabine foi ergonomicamente projetada para manter os operadores seguros, confortáveis e no controle. Sua estrutura robusta e os procedimentos fáceis de manutenção garantem uma longa vida útil, com baixos custos operacionais.
Vantagens
Conforto e Controle do Operador
Projetado ergonomicamente para proporcionar conforto, controle e produtividade o dia inteiro
A Báscula Certa para o Trabalho
Dois estilos de báscula mais vários tamanhos para combinar a báscula com a aplicação para maior eficiência
Tempos de Ciclo Rápidos
Graças ao motor potente, retardamento automático e cilindros de elevação de um único estágio para despejo mais rápido
Recursos em um Instante
Segurança
Sistema de Presença do Operador padrão que protege a máquina e o operador contra movimentos descontrolados da máquina, com sensor de porta e neutralização do sistema hidráulico.
Acesso e saída mais seguros com superfícies antiderrapantes na plataforma superior, corrimãos na plataforma superior e cabine de 3 pontos e acesso à máquina.
Cabine com ROPS montada de modo resiliente no chassi para isolar o operador da vibração.
Sistema de freios arrefecidos a óleo nos quatro cantos que fornece excelente controle, com sistema de freio de serviço ativado por pressão hidráulica e função de freio de estacionamento acionado por mola e liberado hidraulicamente para garantir a frenagem em caso de perda de falha hidráulica.
Serviço mais seguro com pinos de retenção da báscula, anteparo térmico de escape e parede contra fogo, mangueiras hidráulicas do engate equipadas com mangas de proteção contra ruptura, pinos de retenção da porta traseira (báscula ejetora) e lado quente e frio do motor.
Conforto e controle do operador
Comandos, alavancas, interruptores e indicadores posicionados para maximizar a produtividade e minimizar a fadiga.
Cabine ROPS (Rollover Protective Structure, Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem) opcional com supressão de ruídos para um ambiente de trabalho com ar condicionado silencioso, seguro e confortável com circulação de ar fresco, pressurizado e com temperatura controlada.
Assento ergonômico com suspensão totalmente ajustável com almofadas grossas que reduzem a pressão na região lombar e nas coxas, cintos de segurança retráteis e largos que fornecem uma contenção segura e confortável.
Volante confortável com inclinação ajustável que fornece uma posição de direção confortável, apoio firme e maior controle.
Sistema de frenagem arrefecido a óleo nos quatro cantos que proporciona um controle excelente; o sistema integrado combina as funções dos freios de serviço, secundário e de estacionamento e as funções de retardo no mesmo sistema resistente para oferecer máxima eficiência de frenagem.
Produtividade e desempenho
Sistema de Medição de Carga Útil do Caminhão, que registra automaticamente as informações do ciclo de carga quando a carga é despejada, fornecendo aos operadores dados da carga em tempo real e classificando-os para download.
O Controle do Retardador Automático (ARC, Automatic Retarder Control) controla eletronicamente o retardamento em rampas, permitindo que o operador mantenha a velocidade ideal do motor para transportes mais rápidos em declives e maior produtividade.
Cilindros de guincho de estágio único que fornecem tempos de ciclos rápidos de despejo de 16 segundos para levantamento e 21 segundos para abaixamento.
Potência e eficiência
Motor Cat C15, que proporciona uma força inigualável para sobrecargas durante escavações, deslocamentos e deslocamento em inclinações íngremes.
Aumento de torque que combina efetivamente os pontos de mudança de marcha da transmissão para máxima eficiência e tempos de ciclo mais rápidos.
O Conversor de Torque com Travamento combina a força máxima de tração nas rodas durante o acionamento do conversor de torque com a eficiência e o desempenho da transmissão direta quando a embreagem de travamento está engatada.
Sistema de injeção direta de combustível de alta pressão da Unidade de Injeção Eletrônica com Atuação Mecânica (MEUI™, Mechanically Actuated, Electronic Unit Injection) que monitora eletronicamente as demandas do operador e as entradas do sensor para otimizar o desempenho do motor e combustão de combustível.
Transmissão Power Shift planetária com quatro velocidades Cat combinada com o motor diesel Cat C15 para oferecer potência constante em várias velocidades de operação.
Básculas de caminhão
Básculas de caminhão Cat projetadas para resistência, capacidade e durabilidade ideais, com design aprimorado e uso de aço Hardox para uma maior vida útil e menor custo por tonelada.
Projetadas e combinadas com o sistema de chassi integrado para proporcionar confiabilidade estrutural, durabilidade e vida útil longa ideais.
Dois estilos de báscula Cat, báscula e báscula ejetora, para a solução de transporte mais eficiente com o menor custo por tonelada.
Maior versatilidade com a báscula ejetora que pode ser removida facilmente e instalada uma báscula.
Confiabilidade e durabilidade
O chassi foi projetado com caixa seccionada com barras largas e rígidas para suportar forças de torção; o projeto reduz a tensão na área dos rolamentos de articulação do chassi e otimiza a geometria da suspensão.
Engate articulado com pinos de aço reforçado, rolamentos de rolos cônicos e batentes oscilantes que permitem que o chassi traseiro se mova independentemente do chassi dianteiro.
Eixos de movimento livre que aliviam tensões internas e aumentam a durabilidade, além de estrias laminadas que proporcionam maior vida útil de serviço.
Transmissão Power Shift planetária comprovada construída para garantir vida útil prolongada entre reformas.
Chassi, trem de força, motor e componentes construídos para serem recondicionados, proporcionando uma segunda e terceira vidas úteis.
Facilidade de manutenção
Acesso no nível do solo a todos os tanques, filtros, pontos de lubrificação e drenos do compartimento; filtros de combustível montados remotamente para facilitar a manutenção e visores de nível de fluido.
Filtros de ar de vedação radial fáceis de trocar, reduzindo o tempo necessário para a manutenção.
Conectores elétricos vedados para impedir a entrada de pó e umidade. Os chicotes são cobertos para proteção. Os fios são codificados por cores e números para facilitar o diagnóstico e o reparo.
Técnico Eletrônico Cat (ET, Electronic Technician), que permite o diagnóstico eletrônico rápido do desempenho da máquina e fornece dados de diagnóstico importantes para garantir a eficácia da manutenção e dos reparos.
Sistema de Monitoramento Eletrônico (EMS, Electronic Monitoring System) Cat, que fornece continuamente dados importantes da máquina para mantê-la em funcionamento nos melhores níveis de produção.
Eletrônica inteligente
Mudanças de marcha mais suaves e maior vida útil dos componentes com a Mudança de Aceleração Controlada, que regula a RPM do motor, o travamento do conversor de torque e o engate da embreagem da transmissão.
Consumo de combustível reduzido, níveis de ruído mais baixo e provável vida útil do motor mais longa com o Modo de Mudança de Marcha Econômica.
Danos à máquina evitados pelo gerenciamento de mudança direcional, que regula a velocidade do motor para evitar mudanças de direção em alta velocidade e inibidor de mudança com a báscula levantada, que evita que a transmissão mude acima de uma marcha pré-programada sem que a báscula esteja totalmente abaixada.
Proteção contra sobrevelocidade proporcionada pelo Controle do Retardador Automático, que aciona os freios se uma velocidade insegura do motor for atingida quando o acelerador estiver sendo pressionado pelo operador.
Sustentabilidade
Motor compatível com Estágio III da UE e Tier 3 da EPA dos EUA opcional disponível.
Pacote de Redução de Ventilação (VR, Ventilation Reduction) opcional, que incorpora hardware e software de motor seletivo para reduzir o material particulado de diesel no escape do motor e proporcionar uma redução significativa da taxa de ventilação, uma diminuição no consumo de combustível, mantendo ou melhorando o desempenho do produto.
Filtro para Particulados de Diesel Cat que complementa o motor VR, reduzindo ainda mais o material particulado no escape.
Desenvolvimento e pesquisa contínuos sobre compatibilidade do motor com combustível diesel misturado com combustíveis de intensidade mais baixa de carbono, como biocombustíveis e combustíveis renováveis, além de opções de potência como eletrificação.
Programas Cat Rebuild e Cat Reman, que preservam matérias-primas, conservam energia e reduzem emissões, além de adaptações e atualizações para máquinas mais antigas para incorporar melhorias de eficiência e reduções de emissões.
Potência do Motor - Motor Tier 3 - ISO 14396:2002:
299
kW
Potência do Motor - Motor VR - ISO 14396:2002:
299
kW
Diâmetro Interno:
137.2
mm
Curso:
171.5
mm
Deslocamento:
15.2
l
Observação (1):
As classificações de potência se aplicam a uma velocidade nominal de 1.800 rpm quando testadas sob as condições de referência para o padrão especificado.
Observação (2):
Todas as condições de classificação são baseadas em ISO/TR14396:2002, condições padrão de entrada de ar com uma pressão barométrica total de 100 kPa (29,5 in Hg), pressão de vapor de 1 kPa (0,295 in Hg) e 25 °C (77 °F). Desempenho medido com combustível para especificações do EPA (Environmental Protection Agency, Órgão de Proteção Ambiental) dos EUA em 40 CFR Parte 1065 e especificações da UE na Diretiva 97/68/EC com uma densidade de 0,845-0,850 kg/l @ 15 °C (7,05-7,09 lb/gal @ 59 °F) e temperatura de entrada do combustível de 40 °C (104 °F).
Observação (3):
A redução da potência do motor começará a uma altitude de 2.743 m (8.999 pés).
Observação (4):
O pacote Opcional de Redução de Ventilação está disponível. <br>Motor opcional com emissões equivalentes ao Tier 3 e Estágio IIIA da UE também está disponível.
Observação (5):
Motor opcional com emissões equivalentes ao Tier 3 do EPA (Environmental Protection Agency, Órgão de Proteção Ambiental) dos EUA e Estágio IIIA da UE também está disponível.
Especificação de operação
Capacidade de Carga Útil Nominal:
30000
kg
Volume Bruto da Máquina:
60000
kg
Capacidades da Báscula:
11,3-17,5 m³ (14,8-22,9 yd³)
Pesos
Vazio:
28870
kg
Vazio - Eixo Frontal:
19479
kg
Vazio - Eixo Traseiro:
9391
kg
Carregada:
60000
kg
Carregada - Eixo Frontal:
26513
kg
Carregada - Eixo Traseiro:
33487
kg
Distribuição do peso
Vazio - Eixo Frontal:
67.50%
Vazio - Eixo Traseiro:
32.50%
Carregada - Eixo Frontal:
44.20%
Carregada - Eixo Traseiro:
55.80%
Transmissão
Avanço - 1:
6.3
km/h
Avanço - 2:
11.3
km/h
Avanço - 3:
20.8
km/h
Avanço - 4:
36.7
km/h
Ré - 1:
7.1
km/h
Observação:
Velocidades máximas de percurso com pneus padrão 26.5 × R25.
Comandos finais
Proporção do Diferencial:
3.38:1
Proporção do Comando Final:
4.76:1
Proporção de Redução Total:
16.13:1
Observação:
Eixos flutuantes.
Guincho da báscula
Levantamento:
10.5
s
Abaixamento:
11.2
s
Tempo Total de Ciclo:
21.7
s
Capacidades da báscula
Báscula 1:
11.3
m³
Báscula 2 - Báscula Padrão:
14.4
m³
Báscula 3:
17.5
m³
Báscula Larga:
16.8
m³
Báscula Ejetora (1):
15.2
m³
Báscula Ejetora (2):
16.8
m³
Observação:
Coroada SAE 2:1.
Dimensões de curva
Raio de Folga Externo:
8571
mm
Raio de Folga Interno:
5030
mm
Ângulo de Articulação:
42.5
°
Oscilação do Chassi:
10 Graus
Capacidades de reabastecimento em serviço
Cárter do Motor - Com Filtro:
34
l
Transmissão:
67
l
Reservatório Hidráulico:
145
l
Sistema de Arrefecimento:
74
l
Diferencial Frontal e Comandos Finais:
56
l
Diferencial Traseiro e Comandos Finais:
56
l
Tanque de Combustível:
410
l
Pneus
Tamanho do Pneu:
26.5 × R25
Padrões
Padrões:
Cabine Certificada para ROPS/FOPS
Pneus, aros e rodas
Os pneus devem ser selecionados na seção Acessórios Obrigatórios. Escolha abaixo: <br>– Pneu, 26.5 × 25 VSNT Bridgestone <br>– Pneu, 26.5 × 25 VSDL Bridgestone
Aros (jogo de quatro)– cinco peças, sem câmara
Sistema elétrico
Fonte de alimentação de 12 V na cabine
Alarme, ré
Alternador, 95 A
Chave geral da bateria, nível do solo
Disjuntor, 80 A
Spray de proteção contra corrosão
Conector de diagnóstico
Interruptor de desconexão, dois polos, nível do solo
Luzes: <br>– Faróis com interruptor dimerizável <br>– Luzes de freio e traseiras <br>– Luzes de marcha à ré, automáticas quando a marcha à ré está selecionada <br>– Luz de trabalho, traseira, montada na cabine
Baterias de baixa manutenção
Grupo de tomadas, partida auxiliar
Interruptor de desligamento, nível do solo
Sistema de carregamento e partida
Compartimento do operador
Cabine certificada para ROPS/FOPS
Estrutura ROPS/FOPS do compartimento do operador aberto
Sistema de Monitoramento Eletrônico da Caterpillar (CEMS, Caterpillar Electronic Monitoring System), (painéis de instrumentos)
Sistema de presença do operador
Aplicação Automática do Freio (ABA, Automatic Brake Application)
Buzinas elétricas
Medidores: <br>– Temperatura do líquido arrefecedor do motor <br>– Temperatura do líquido arrefecedor da transmissão <br>– Temperatura do fluido hidráulico <br>– Nível de combustível <br>– Velocímetro <br>– Tacômetro
Luzes indicadoras: <br> - Luz de advertência<br> - Advertência de posição da caçamba levantada<br> - Indicador de arrastamento do freio<br> - Farol Alto - Advertência de pressão de freio residual<br> - Aplicação do Retardador<br> - Sinal de seta
Advertência de baixo nível de fluido hidráulico
Espelhos, vista traseira
Assento, assento do operador com suspensão e cinto de segurança retrátil
Assento, instrutor/passageiro com cinto de segurança
Freios: <br>– Disco em todas as rodas <br>– Arrefecidos a óleo <br>– Disco múltiplo (SAFR™)
Mudança de aceleração controlada
Bomba de escorva elétrica do combustível
Motor: <br>– Motor diesel de seis cilindros Cat C15 <br>– Pós-resfriador Ar-Ar (ATAAC, Air-to-air aftercooler)
Escape, blindagem do compartimento do turbo
Tração nas quatro rodas
Bloqueio de marcha com bandeja para cima, programável
Limite da velocidade de deslocamento, programável
Líquido arrefecedor de vida útil prolongada
Freios de estacionamento, quatro rodas
Pré-filtro, entrada de ar do motor
Liberação manual da tampa do radiador; Radiador, fluxo cruzado
Sistema de direção secundário
Transmissão, Power Shift automática planetária (4F/1R)
Conversor de torque com travamento automático
Outros equipamentos padrão
Adaptadores, amostra de óleo
Alarme, bandeja para cima
Báscula e ejetor: <br>– Báscula, (14,4 m3/18,8 yd3)
Tampa, radiador, desengate manual
Purificador de escape catalítico/grupo do silenciador
Pontos de lubrificação centralizados
Para-lamas: <br>– Abas dianteiras, traseiras
Parede contra Fogo
Tomadas de fechamento manual do sistema de combustível
Para-choques de borracha dianteiros
Corrimãos (acesso liga/desliga à plataforma superior)
Corrimãos
Engate articulado e oscilado
Olhais de levantamento, chassi
Sistema de lubrificação: <br>– Centralizado, báscula
Manual de Operação e Manutenção - em inglês ou outros idiomas locais aplicáveis para seleção
Abertura Coleta Programada de Amostra de Óleo (S·O·SSM, Scheduled Oil Sampling): <br>– Líquido arrefecedor <br>– Óleo do motor <br>– Fluido hidráulico <br>– Óleo de transmissão
Opções de motor<br>– Motor, Redução de Ventilação (VR)<br>– Equivalente ao Tier 3
Opções de pós-tratamento (para uso exclusivamente com motor VR) Filtro para Particulados de Diesel (DPF, Diesel Particulate Filter) (passagem de fluxo)
Sistema de Enchimento Rápido: <br>– Líquido Arrefecedor<br>– Óleo do Motor<br>– Combustível (tanques duplos)<br>– Fluido Hidráulico<br>– Óleo da transmissão
Engate do Interruptor do Freio de Estacionamento– Pressione para Acionar/Puxe para Acionar
Sistema elétrico
Desligamento da bateria: <br>– Isolação no Nível do Solo, Interruptor de Isolação na Cabine <br>– Isolação no Nível do Solo, Interruptor de Desligamento do Motor <br>– Isolação no Nível do Solo, Isolação na Cabine, Interruptor de Desligamento do Motor
Luzes: <br>– Faróis com interruptor dimerizável, LED <br>– Luzes de marcha à ré, automáticas quando a marcha à ré está selecionada, LED <br>– Luz de trabalho, traseira, montada na cabine, LED
Compartimento do operador
Compartimento do operador, ROPS (Rollover Protective Structure, Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem)/FOPS (Falling Object Protective Structure, Estrutura Protetora Contra Queda de Objetos) fechada<br>– Ar-condicionado<br>– Pressurizador da cabine e filtro<br>– Luz do teto<br>– Aquecedor<br>– Compartimento de instalação para rádio e alto-falantes<br>– Quebra-sol<br>– Vidro, porta deslizante da cabine
Assento: <br>– Assento com suspensão Cat Comfort TLV2, vinil <br>– Tê do assento com suspensão, mecânica
Revestimento do assento: <br>– Tê e Cat Comfort TLV2<br>– Revestimento do assento, acompanhante
Tecnologia
Sistema de Gerenciamento de Informações Vitais (VIMS, Vital Information Management System) Gen 3
Carga Útil: <br>– Sistema de Medição da Carga Útil do Caminhão (TPMS, Truck Payload Measurement System) <br>– Tela Remota do TPMS