A Sotreq está presente nos principais
segmentos da economia. Não importa o local de trabalho, nossas máquinas oferecem
o
melhor desempenho para o seu negócio. Confira nosso portfólio!
Nosso almoxarifado de peças genuínas
Cat®️ tem mais de 25 mil itens diferentes, incluindo
seminovas. Todas dentro dos padrões de utilização recomendados.
As tecnologias não param de evoluir. Focada
na produtividade, a Sotreq trabalha com diversas soluções para garantir o melhor
desempenho e maior economia nas operações da sua empresa.
Conte com a Cat®️ para financiar linhas completas
de máquinas e
equipamentos. A Cat Financial ajuda clientes da Sotreq com as melhores soluções
de
empréstimo.
Carregadeiras Subterrâneas para Mineração do tipo LHD (Load-Haul-Dump, Carrega-Transporta-Despeja)
R1300G
Especificações
Modelo do Motor:
Cat® 3306B DITA
Potência do Motor - ISO 14396:2002:
117
kW
Diâmetro Interno:
120.7
mm
Visão Geral
Desempenho Poderoso em um Pacote Compacto
A Cat<sup>® </sup>R1300G é nossa menor carregadeira subterrânea, mas com uma força de desagregação de 12.020 kg (26.504 lb) e 117 kW (157 HP) de potência do motor, ela oferece recurso de produção máxima para minas menores. A produtividade é aprimorada graças a um círculo de giro menor em comparação com as máquinas da concorrência. Oferece um tanque de combustível maior para que possa funcionar por mais tempo entre os reabastecimentos, além de alcance e despejo da caçamba superiores para melhor carregamento e esvaziamento mais rápido.<br />Favorita dos operadores, a R1300G traz excelente distribuição de peso carregado, absorção de impactos e suspensão do assento para máximo conforto. E para elevar o patamar da qualidade do ar na mina, você pode equipar a R1300G com um filtro para particulados de diesel opcional. A R1300G é a combinação ideal para o caminhão Cat AD22.
Vantagens
Vantagens de Produção versus Concorrência
Graças ao menor raio de giro, maior tanque de combustível, melhor alcance da caçamba e excelente ângulo de despejo
Favorita do Operador
A R1300G traz excelente distribuição de peso carregado, absorção de impactos e suspensão do assento para definir o padrão para o conforto do operador
Aumento da Qualidade do Ar
Eleve o patamar da qualidade de ar em sua mina equipando com um filtro para particulados de diesel opcional
Recursos em um Instante
Segurança
Grandes aberturas de janela para maior visibilidade.
Corrimãos grandes em ambos os lados para fornecer acesso de 3 pontos à cabine e à máquina.
Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem (ROPS, Roll Over Protective Structure) e Estrutura Protetora Contra a Queda de Objetos (FOPS, Falling Objects Protective Structure) montadas de forma resiliente na estrutura.
Sistema de freio de serviço acionado por pressão hidráulica modulada e função de freio de estacionamento acionado por mola e liberado por fluido que garante a frenagem em caso de perda de falha hidráulica.
Manutenção mais segura com lado quente e frio do motor, protetores de cárter articulados, pinos de suporte do braço de levantamento, medidores de nível do compartimento no nível do solo, vareta de nível de óleo da transmissão localizada longe do ponto de articulação e interruptor secundário de desligamento do motor no nível do solo.
Conforto e controle do operador
O projeto embutido proporciona circulação de ar fresco, pressurizado e com temperatura controlada com ar-condicionado.
A cabine com supressão de ruído opcional fornece um ambiente de trabalho silencioso e seguro.
Controles, alavancas, interruptores e medidores posicionados para maximizar a produtividade e minimizar a fadiga, além do sistema STIC™ que permite controlar toda a mobilidade da máquina com um único controlador.
Sistema de frenagem arrefecido a óleo nos quatro cantos fornece excelente controle.
Eixo traseiro oscilante que garante contato com o solo nas quatro rodas para tração e estabilidade máximas em todos os momentos, além de um diferencial traseiro no-spin que reduz o desgaste dos pneus e maximiza a tração em terrenos irregulares.
Produtividade e desempenho
Transmissão Power Shift controlada eletronicamente que oferece desempenho de deslocamento suave e responsivo.
Altas taxas de fluxo hidráulico que fornecem resposta hidráulica e do cilindro rápida e poderosas forças de levantamento, além de cilindros de levantamento e inclinação com diâmetro interno grande que oferecem resistência, desempenho e durabilidade excepcionais.
Alcance e descarga da caçamba de nível superior para melhor carregamento e esvaziamento mais rápido da caçamba.
Geometria da articulação em Z comprovada da carregadeira que gera uma força de desagregação potente e um ângulo maior de retroinclinação para oferecer melhor carregamento e retenção de materiais da caçamba.
Sistema opcional de absorção de impactos que reduz a inclinação para frente e para trás do braço de levantamento e da caçamba, dando aos operadores confiança para viajar em velocidades acima de 5 km/h (3 mph) durante as operações de carga e transporte para tempos de ciclo rápidos.
Potência e eficiência
Motor Cat 3306B eficiente e potente, que oferece desempenho máximo nas aplicações de mineração mais exigentes e é tolerante à contaminação e compatível com combustíveis com alto teor de enxofre para uso mundial.
Integração completa do sistema do motor e da transmissão para garantir eficiência de combustível e operação suave.
Força de sobrecarga inigualável durante a escavação, deslocamento e percurso em inclinações íngremes, além de aumento de torque que corresponde efetivamente aos pontos de mudança de transmissão para obter máxima eficiência e tempos de ciclo rápidos.
Eficiência superior do trem de força graças ao conversor de torque de alta capacidade que oferece mais potência às rodas.
Sistema de controle remoto opcional instalado de fábrica.
Caçambas e get (ground engaging tools, ferramentas de penetração no solo)
Caçambas projetadas para excelente capacidade de carga e confiabilidade estrutural, com quatro tamanhos de caçamba basculante e uma opção de caçamba ejetora, todas projetadas e fabricadas para corresponder às capacidades de desempenho.
Ferramentas de penetração no solo (GET, Ground Engaging Tools) soldadas, aparafusadas ou sem martelo para atender às necessidades específicas do local e se adequar à estratégia de manutenção do local.
Sistema GET com Soldagem do Segmento Modular Cat que oferece confiabilidade de peça soldada com a simplicidade de reposição de um sistema mecânico.
GET de Meia-flecha Aparafusada (BOHA, Bolt-On Half Arrow) para bordas de caçamba que oferece mais material de desgaste do que a GET soldada padrão e apresenta um design aparafusado que permite remoção e substituição rápidas e fáceis.
App Cat Bucket Pro que fornece dados em tempo real sobre o desempenho da GET para ajudar a planejar a manutenção, gerenciar inventário e saber o custo por tonelada.
Confiabilidade e durabilidade
Chassi projetado para suportar forças extremas geradas durante os ciclos de carregamento e deslocamento, com penetração profunda e soldas consistentes por toda parte.
Os pistões arrefecidos a óleo aumentam a dissipação de calor e promovem a maior durabilidade dos pistões.
Projeto de engate aberto, que amplia a distância entre as chapas de engate superior e inferior para distribuir as forças e aumentar a vida útil dos rolamentos, além de placas de engate mais espessas que reduzem a deflexão.
Os braços de levantamento de aço reforçado com tubo transversal de aço fundido garantem que as cargas extremas encontradas durante o carregamento e o deslocamento sejam dissipadas de maneira eficiente para prolongar a vida útil.
Chassi, trem de força, motor e componentes que são construídos para serem recondicionados.
Facilidade de manutenção
Manutenção reduzida por meio de estruturas mais robustas, componentes modulares e com maior durabilidade, uniformização de peças, áreas de manutenção mais acessíveis e intervalos de manutenção estendidos.
Acesso de manutenção mais fácil graças ao radiador modular com grade com abertura para fora e acesso no nível do solo a todos os tanques, filtros, pontos de lubrificação e drenos do compartimento.
Recursos que reduzem o tempo de inatividade, como filtros de ar de vedação radial fáceis de trocar, visores de nível integrados para verificações de nível de fluido, conectores elétricos selados, fiações elétricas cobertas, nenhum cabo na área de articulação externa e fios codificados por cores e números.
A ferramenta de serviço Técnico Eletrônico Cat (ET Cat) permite o diagnóstico eletrônico rápido do desempenho da máquina e fornece dados de diagnóstico importantes para garantir a eficácia da manutenção e dos reparos.
As mangueiras hidráulicas XT de alta pressão Cat testadas em campo são excepcionalmente resistentes e flexíveis para garantir máxima confiabilidade do sistema e longa vida útil nas condições mais exigentes.
Sustentabilidade
Desenvolvimento e pesquisa contínuos sobre compatibilidade do motor com combustível diesel misturado com combustíveis de intensidade mais baixa de carbono, como biocombustíveis e combustíveis renováveis, além de opções de potência como eletrificação.
Filtro de partículas diesel (DPF, Diesel Particulate Filter) de fluxo contínuo opcional, que proporciona uma redução superior a 50% de Material Particulado de Diesel (DPM, Diesel Particulate Matter) no escape.
Programas Cat Rebuild e Cat Reman, que preservam as matérias-primas, conservam a energia e reduzem as emissões.
Adaptações e atualizações que melhoram e aprimoram as máquinas mais antigas para incorporar melhorias de eficiência e reduções de emissões e mantê-las em produção por mais tempo para economizar energia e minimizar a necessidade de matérias-primas.
Observação (1):
As classificações de potência se aplicam a uma velocidade nominal de 2.200 rpm quando testadas sob as condições de referência para o padrão especificado.
Observação (2):
Todas as condições de classificação são baseadas em ISO/TR14396:2002, condições padrão de entrada de ar com uma pressão barométrica total de 100 kPa (29,5 in Hg), pressão de vapor de 1 kPa (0,295 in Hg) e 25 °C (77 °F). Desempenho medido com combustível para especificações do EPA (Environmental Protection Agency, Órgão de Proteção Ambiental) dos EUA em 40 CFR Parte 1065 e especificações da UE na Diretiva 97/68/EC com uma densidade de 0,845-0,850 kg/l @ 15 °C (7,05-7,09 lb/gal @ 59 °F) e temperatura de entrada do combustível de 40 °C (104 °F).
Observação (3):
A redução da potência do motor começará a uma altitude de 4.500 m (14.763,7 pés).
Especificação de operação
Capacidade de Carga Útil Nominal:
6800
kg
Volume Bruto da Máquina:
29702
kg
Carga de Tombamento Estática - Adiante - Braços de Levantamento Horizontal:
20575
kg
Carga de Tombamento Estática - Giro Total - Braços de Levantamento Horizontal:
17870
kg
Força de Desagregação - SAE:
12020
kg
Pesos
Massa Operacional*:
20725
kg
Massa Operacional* - Eixo Frontal:
7625
kg
Massa Operacional* - Eixo Traseiro:
13100
kg
Massa Operacional + Carga Útil Nominal*:
27525
kg
Massa Operacional + Carga Útil Nominal* - Eixo Frontal:
18645
kg
Massa Operacional + Carga Útil Nominal* - Eixo Traseiro:
8880
kg
Observação:
*Pesos calculados.
Transmissão
Avanço - 1:
4.5
km/h
Avanço - 2:
7.8
km/h
Avanço - 3:
15
km/h
Avanço - 4:
26.3
km/h
Ré - 1:
4.5
km/h
Ré - 2:
7.8
km/h
Ré - 3:
14.8
km/h
Ré - 4:
23
km/h
Tempos de ciclo hidráulico
Levantamento:
5
s
Despejo:
2
s
Abaixar, Esvaziar, Flutuar Abaixada:
2.3
s
Tempo Total de Ciclo:
9.3
s
Capacidades da caçamba
Caçamba de Despejo - 1:
2.5
m³
Caçamba de Despejo - 2:
2.8
m³
Caçamba Basculante - 3 - Caçamba Padrão:
3.1
m³
Caçamba de Despejo - 4:
3.4
m³
Caçamba Ejetora:
2.4
m³
Dimensões de curva
Raio de Folga Externo:
5717
mm
Raio de Folga Interno:
2825
mm
Giro do Eixo:
10°
Ângulo de Articulação:
42.5°
Pneus
Tamanho do Pneu:
17.5 × R25
Capacidades de reabastecimento em serviço
Cárter do Motor - Com Filtro:
25
l
Transmissão:
45
l
Reservatório Hidráulico:
88
l
Sistema de Arrefecimento:
67
l
Diferencial Frontal e Comandos Finais:
38
l
Diferencial Traseiro e Comandos Finais:
42
l
Tanque de Combustível:
295
l
Padrões
Padrões:
Cabine Certificada para ROPS/FOPS
Sistema elétrico
Alternador, 75 ampères
Grupo de tomadas, partida auxiliar
Chave Geral da Bateria, Nível do Solo
Motor de partida, elétrico, 24 V
Conector de Diagnóstico
Interruptor de Desligamento do Motor
Iluminação: <br>– Externa, dianteira, traseira <br>– Parada, única
Baterias, baixa manutenção
Alarme, ré
Sistema de Carregamento e Partida
Pneus, aros e rodas
Aros: <br>– Sem câmara, jogo de quatro
Os pneus devem ser selecionados na seção Acessórios Obrigatórios. Escolha abaixo: <br>– Pneu, 17.5 × R25 VSMS L5S Bridgestone <br>– Pneu, 17.5 × R25, VSDL Bridgestone
Compartimento do operador
Sistema de Monitoramento Eletrônico da Caterpillar (CEMS, Caterpillar Electronic Monitoring System), (paineis de instrumentos)
Buzinas, elétricas
Instrumentação/medidores: <br>- Velocímetro/tacômetro <br>- Nível de combustível <br>- Temperatura do fluido hidráulico <br>- Temperatura do líquido arrefecedor do motor
Luz, advertência, freio residual
Controles de Implemento Hidráulico Piloto, Joystick Único
Cabine, certificada para ROPS e/ou FOPS
Direção do Controle Integrado de Direção e Transmissão (STIC™, Steering and Transmission Integrated Control)
Assento, Suspensão em Tê com cinto de segurança retrátil
Trem de força
Motor:<br>– Cat 3306B de seis cilindros, diesel <br>– DITA (Direct Injection, Turbocharged, Aftercooled, Injeção Direta Turboalimentada/Pós-arrefecida)
Pré-filtro, entrada de ar do motor
Auxílio da Bomba de Escorva do Combustível
Freios, totalmente hidráulicos, embutidos, de discos múltiplos em banho de óleo (SAFR)
Anteparos Térmicos
Conversor de Torque
Neutralizador da Transmissão
Transmissão, Power Shift automática planetária (4F/4R)
Outros equipamentos padrão
Protetores, motor e transmissão
Basculamento da Caçamba (3,1 m3/4,1 yd3)
Purificador de Escape Catalítico/Silenciador
Tampa, Desengate Manual do Radiador
Decalques, Pictogramas Internacionais
Amostra do óleo de manutenção
Para-lamas, Frontal, Traseiro
Parede contra Fogo
Corrimãos
Arrefecedor de Fluido Hidráulico, Articulado para Fora
Válvula, drenagem, filtro de óleo da transmissão
Barras de proteção, estrutura traseira
Grade do Radiador, Articulada
Pneus, aros e rodas
Aros: <br>– Com câmara, jogo de quatro <br>– Sobressalentes (Com ou Sem Câmara) <br>– Numeração de Identificação do Aro
Equipamento opcional
Opções Pós-tratamento<br>– DPF (Fluxo Por Meio de)
Arranjos de Liberação do Freio, Inclui Desengate da Direção<br>– Gancho de Reboque<br>– Barra de Recuperação
Caçamba: <br>– Borda Cortante, Aparafusada <br>– Borda Cortante, Soldada Cat <br>– Protetores de Talão, Ejetor e Caçambas de Despejo <br>Borda Totalmente Soldada ou Ligação Soldada <br>– Sistema de Chapas de Desgaste Fixadas Mecanicamente (MAWPS, Mechanically Attached Wear Plate System) <br>– Tamanhos Variados, Basculamento (2,5 m3/3,2 yd3, 2,8 m3/3,7 yd3, 3,4 m3/4,4 yd3), Ejetor (2,4 m3/3,1 yd3) <br>– Borda Totalmente soldada ou Ligação Soldada <br>– Barras de Desgaste, Ejetor e Caçambas de Despejo <br>– Revestimento de Desgaste
Tampas: <br>– Protetor, para braço de levantamento e luzes da estrutura dianteira <br>– Grade Traseira (Protetor Aparafusado Adicional)
Acessório Barra de Tração, Aparafusável
Sistema de Abastecimento Rápido: <br>– Líquido Arrefecedor <br>– Óleo do Motor <br>– Combustível <br>– Fluido Hidráulico <br>– Óleo da Transmissão
Sistema de Lubrificação<br>– Automático<br>– Centralizado
Compartimento do Operador ROPS/FOPS Fechado<br>– Ar-condicionado<br>– Pressurizador da Cabine e Filtro<br>– Luz de Teto<br>– Suporte da Porta<br>– Aquecedor<br>– Compartimento de Instalação para Rádio e Alto-falantes<br>– Controle do Limpador de Para-brisa, Intermitente
Ativação Automática do Freio de Estacionamento
Engate do Interruptor do Freio de Estacionamento<br>– Pressione para Aplicar<br>– Puxe para Aplicar
Fita Refletora
Interface de Controle Remoto (exclui Transmissor e Receptor), Inclui Luzes de Advertência (Verde)<br>– Cattron<br>– RCT
Direção Reversível
Sistema de Absorção de Impactos
Aro<br>– Tipo de Tubo <br>– Com ou Sem Câmara (pronto para corrente)<br>– Sobressalente (Tubo ou Sem Câmara)<br>– Numeração de Identificação do Aro
Sistema de Direção Secundária
Ferramentas de Serviço<br>– Barra de Reboque (para uso com Liberação do Freio, Sistema da Barra de Reboque)<br>– Consulte o Manual de Peças para Obter o Ferramental Adicional Disponível
Interruptores<br>– Cronômetro da Marcha Lenta<br>– Posicionador do Braço de Levantamento<br>– Interruptor de Cancelamento do Neutralizador da Transmissão<br>– Pressão da Transmissão ABA Engate do Freio de Estacionamento
Compartimento do operador
Compartimento do Operador ROPS/FOPS Fechado: <br>– Ar-condicionado <br>– Pressurizador da Cabine e Filtro <br>– Luz de Teto <br>– Suporte da Porta <br>– Aquecedor <br>– Compartimento de Instalação para Rádio e Alto-falantes <br>– Controle do Limpador de Para-brisa, Intermitente
Instrumentação/medidores: <br>– Pressões de freio
Sistema de Direção Secundária
Trem de força
Motor: <br>– Opções de Pós-tratamento – DPF (Passagem de Fluxo)
Direção Reversível
Ativação Automática do Freio de Estacionamento
Engate do Interruptor do Freio de Estacionamento – Pressione para Aplicar/Puxe para Aplicar