Minestar | Sotreq - Revendedora Oficial Caterpillar

Minestar

MineStar Fleet

O sistema Fleet aprimora o gerenciamento de todos os tipos de operações de equipamentos em uma ou múltiplas frentes de mineração. Permite ainda a fácil expansão de menus para visualizações e análises mais detalhadas, informando sobre grupos de ativos ou mesmo equipamentos individuais.

Com a capacidade de projetar cenários que auxiliam a determinar o impacto de mudanças operacionais antes de sua implementação, o Fleet ajuda a manter sua operação fluindo com segurança em desempenho máximo e com controle em tempo real.

O Fleet pode trabalhar com dados de todos os tipos de ativos e equipamentos – incluindo caminhões fora de estrada, carregadeiras, motoniveladoras, retroescavadeiras, pás mecânicas, veículos leves de serviço e equipamentos de outros fabricantes – auxiliando a reduzir custos por tonelada, aprimorar a produtividade e aumentar a rentabilidade de toda a instalação.

 

Pacotes de recursos do Fleet

Designação e otimização
Programa e designa caminhões, maximiza a produção e utilização de equipamentos de carga, minimiza tempo de espera de caminhões e gerencia alterações de turnos.

 

Posição e material
Monitora movimento e tipo de materiais, alerta os operadores e planejadores sobre erros de curso para assegurar que o material seja transferido para o local adequado. Também monitora a localização de máquinas para toda a frota e incorpora a função de reprodução para analisar o movimento de descarga e o congestionamento de vias de transporte.

 

Produção
Oferece visibilidade no desempenho da carga em tempo real, melhora o desempenho da operação de carga e aumenta a previsibilidade da carga útil.

 

Compartilhamento de dados
Permite que o compartilhamento dados e informações com outros sistemas de gerenciamento de mineração eletrônicos.

 

Multi-site
Permite o gerenciamento de diversas instalações de mineração equipadas com o Fleet a partir de um único centro de controle.

 

MineStar Terrain

Com ferramentas poderosas que auxiliam em todas as atividades, desde o planejamento e detonação até o controle de minérios e planejamento de lavra, o Terrain permite gerenciamento mais oportuno e eficiente, baseado em fatos, de todas as operações de perfuração, dragagem, terraplanagem e carregamento.

Uma tela de planos de nivelamento e perfuração na cabine exibe aos operadores a posição exata de seu equipamento dentro de sua área de trabalho, juntamente com o trabalho a ser iniciado e concluído. A tela também destaca zonas a serem evitadas e outras informações para melhorar a segurança no local de trabalho e a eficiência dos equipamentos. Além disso, o Terrain disponibiliza abundantes dados de gerenciamento, disponíveis através de um sistema de software único e integrado.

 

Aplicações Especiais:

Terrain for Drilling

Terrain for Draglines

Terrain for Grading

Terrain for Loading

 

MineStar Detect

Utilizando uma combinação de radares, tela na cabine e diversas câmeras, o Object Detection oferece aos operadores de equipamentos um reconhecimento aprimorado de pessoas e objetos para maior segurança na mina.

Na partida, em operação com baixa velocidade, ou sempre que um equipamento para por um determinado período de tempo, a tela sensível ao toque alerta o operador quando objetos entraram em áreas críticas em torno do equipamento. O reconhecimento por radar oferece uma indicação visual de onde os objetos estão em relação ao equipamento.

O sistema pode ser configurado para entrada em modo de espera por distância percorrida ou com base na velocidade. Os radares permanecem ativos até 20 metros do percurso inicial enquanto no modo “baseado em distância”. Quando configurado para “baseado em velocidade”, os radares permanecem ativos até o equipamento exceder o limite de velocidade máxima e saem do modo em espera, quando a velocidade do equipamento diminui abaixo do limite mínimo. As câmeras permanecem sempre ativas. Avisos visuais e sonoros são oferecidos quando um objeto é detectado, enquanto o equipamento está acionado e tenta se mover em direção ao objeto.

Object Detection funciona na maior parte dos equipamentos, incluindo Caminhões Fora de Estrada Cat®, Carregadeiras de Rodas Cat®, Motoniveladoras Cat®, Escavadeiras de Rodas Cat® e Tratores de Esteira Cat®. O sistema estará disponível em breve para equipamentos Cat® e equipamentos de outros fabricantes.

 

Nota: A utilização deste sistema não substitui as precauções e os procedimentos de segurança básicos que devem ser seguidos diariamente. Para limitações, consulte o seu manual de operações e de manutenção.

Para melhorar a percepção dos operadores, criar um sentido adicional de segurança e uma mina mais segura, consulte a Sotreq sobre Object Detection.

 

MineStar Health

Com ferramentas de análises e relatórios poderosos, o Health viabiliza um gerenciamento de operação e manutenção de equipamentos assertivo e baseado em fatos, ajudando a reduzir custos e aumentar a disponibilidade. 

Gerenciamento abrangente do monitoramento da saúde e condições, operação e manutenção dos equipamentos.

Identificando muitos tipos de problemas potenciais nos equipamentos antes da falha, o Health minimiza as paradas não programadas e perdas na produtividade. Além disso, ele ajuda a controlar seus custos de operação, dinamizando o gerenciamento e a programação das operações e manutenção.

 

Dinamize o planejamento e a programação

O Health inclui recursos abrangentes de planejamento de manutenção e operação. Ele permite aos gerentes controlar os equipamentos que requerem manutenção, programar reparos e manutenção, ver os procedimentos que foram realizados e monitorar o desempenho do equipamento quando volta à operação.

 

Identificar problemas nas instalações

O Health pode também ajudar a identificar problemas além do equipamento, incluindo áreas de problemas dentro da mina. Com capacidade para rastreamento GNSS, ele gera relatórios mostrando onde ocorrem os alertas sobre a integridade e operação das máquinas. Isto ajuda a identificar problemas na mina – tais como condições de vias de transporte abaixo do ideal – que afetam a integridade da máquina, sua disponibilidade e a vida útil do ativo.

 

O Health oferece funcionalidade universal que opera com quase todos os ativos de mineração, incluindo caminhões fora de estrada, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, escavadeiras, e veículos leves, bem como equipamentos de outros fabricantes.

 

MineStar Command

Soluções autônomas para perfuração, transportem escavação e trabalho subterrâneo.

Tecnologias necessárias para operação totalmente integrada de sistemas de mineração autônomos, semi-autônomos e de controle remoto. O Command opera de forma totalmente integrada com e em todas as atividades, equipamentos e pessoal da mina, ajudando-os a trabalhar com segurança e produtividade em uma gama maior de ambientes extremos.

 

Diferentes níveis de controle do operador

Aproveitando sistemas e tecnologias comprovados, bem como avanços significativos em sensores e orientação remota, o Command apresenta uma série de sistemas para equipamentos que requerem níveis variáveis de envolvimento do operador.

A tecnologia de controle remoto requer operadores humanos para a maior parte das funções, mas remove os operadores do equipamento em si. Esses sistemas permitem aos operadores trabalhar a partir de um local seguro que pode estar bem longe do local do trabalho físico.

Sistemas semi-autônomos permitem que os operadores trabalhem a partir de um local remoto possibilitando a automação de parcelas significativas do ciclo de trabalho, liberando operadores de algumas das tarefas mais cansativas ou trabalhosas.

As soluções autônomas eliminam totalmente a necessidade de operadores humanos de equipamentos. Os equipamentos são orientados por um sistema de controle que diz a eles aonde ir e o que fazer, mas seus sistemas de inteligência a bordo “decidem” sobre seu próprio modo de navegar para a área de trabalho orientada e realizar as tarefas determinadas. A Caterpillar está lançando produtos autônomos nos próximos meses, incluindo o Command for Hauling e Command for Drilling.

Todas essas soluções resultam em minas mais seguras de modo geral, com presença humana reduzida na área de lavra. Além disso, as operações podem ser mais eficientes e produtivas, com menor chance de lesões ou erros dos operadores.

 

Aplicações Especiais:

Command for Dozing

Command for Underground