Laboratório de Fluidos - SOS | Sotreq - Revendedora Oficial Caterpillar

Laboratório de Fluidos - SOS

 

O Programa SOS, Schedule Oil Sampling - Retirada Programada de Amostras de Óleo, é o maior programa de monitoramento de fluídos do mundo, estando presente em todos os continentes. 

Representado no Brasil pela Sotreq, o Programa SOS possui o maior, mais moderno e completo Laboratório de Análises da América Latina. 
Com profissionais qualificados, o Laboratório SOS utiliza de tecnologias que visam à redução de custos na manutenção de máquinas e equipamentos, otimizando o resultado operacional de seus clientes. Com interpretações precisas dos resultados das análises de fluidos, sempre com foco na preservação dos equipamentos e em ações capazes de garantir sua eficiência operacional. Tecnologia, precisão e manutenção preventiva do seu equipamento.

 
Soluções oferecidas:
  •  Verificação das condições físico-químicas do óleo lubrificante.
  •  Análise de elementos químicos metálicos.
  •  Análise de contaminação de óleo.
  •  Análise da presença de partículas metálicas e não metálicas.
  •  Análise do líquido arrefecedor.
  •  Interpretação de resultados com foco na manutenção do equipamento.
 
O Laboratório SOS possui mais de 35 anos de experiência na análise de fluidos de equipamentos Caterpillar e similares, e mais de 3 milhões de amostras processadas das mais variadas marcas e aplicações, atuando nos diversos mercados para análise de óleo, tais como: Agrícola, Construção leve e pesada, Energia, Indústria naval, Locomotivas, Mineração, Petróleo, Marítimo, entre outros.
 
Diferenciais do Laboratório S.O.S:
  •  Agilidade na entrega dos resultados;
  •  Treinamentos especializados de coleta e interpretação;
  •  Resultados pela internet utilizando o SOS Web, ou, caso seu local de trabalho não possua internet disponível, através do software SOS View ou ainda via e-mail;
  •  Análise de lubrificantes para equipamentos Caterpillar, Hyster, Yale e outros similares, bem como para equipamentos de apoio como caminhões rodoviários, redutores da área industrial com viscosidade até 60 cSt e outros. No mercado marítimo, realizamos amostras ainda para Thrusters;
  • Certificação ISO 9001 desde 1998, ISO14.000, OAHSAS 18.000;
  • Certificação internacional de Carboneutralização dos gases de efeito estufa, sendo o primeiro laboratório de análise de fluidos do mundo a obter esta certificação;
  • Análise do líquido arrefecedor;
  • SOS Fácil – Central de atendimento a clientes para dúvidas e consultas. 

Os resultados das análises são fornecidos através da nossa equipe altamente especializada e também podem ser visualizados através do aplicativo SOS Web.

 

CONHEÇA O PACOTE DE ANÁLISE DE DIESEL DA SOTREQ 

 
A Sotreq oferece um pacote de ensaios para óleo diesel capaz de auxiliar na manutenção do motor de seu equipamento, buscando sempre obter o máximo de sua vida útil. 
Esse pacote também irá ajudá-lo a identificar melhorias possíveis em toda sua cadeia de abastecimento. 
 
 
BENEFÍCIOS 
• Possibilita realizar manutenções de forma programada 
• Antecipa situações de risco de falhas 
• Reduz custos com manutenção e estoque 
• Evita paradas desnecessárias, aumentando a disponibilidade do equipamento 
 
 

 

TIPOS DE ANÁLISE 

 
Teor de biodiesel 
Neste teste, verificamos se o óleo diesel contém a quantidade adequada de biodiesel especificada pela legislação brasileira vigente. 
 
Teor de enxofre 
Medimos o teor de enxofre no óleo diesel e verificamos se ele está de acordo com o produto informado na amostra. 
 
Contagem de partículas 
Neste processo, é possível verificar se o código ISO está correto para óleo diesel. A variação deste código pode indicar contaminação de certos processos, como abastecimento e armazenamento. 
 
Viscosidade a 40 graus 
Medimos a viscosidade do óleo diesel a 40 graus para obter informações sobre eventuais contaminações. 
 
Cor 
Através deste teste, é possível averiguar o uso correto do diesel em determinada especificação de acordo com a sua cor. 
 
Água por Karl Fischer 
Verificamos quantitativamente o teor de água contido no óleo diesel, contaminação extremamente prejudicial aos equipamentos. 
 
Análise de elementos de desgaste e aditivação 
Examinamos o combustível em busca de elementos de desgaste que possam indicar necessidade de manutenção no sistema de injeção e também a presença de aditivos indispensáveis ao óleo diesel. 
 
Análise de Umidade em Óleo Lubrificante: esse ensaio trará maior assertividade e precisão nos resultados com dados quantitativos para o cliente; 
Ensaio de Bactéria em Diesel: teste de grande importância para o cliente, agregando ainda mais informações sobre o diesel utilizado, para que monitore e antecipe uma possível falha, causada por um combustível em condições inadequadas para uso.
 
 
 
IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE DIESEL 
• A contaminação do diesel pode comprometer a produtividade dos equipamentos e acarretar falhas prematuras de bombas, bicos e unidades injetoras 
• Contaminação do combustível por água pode ocasionar graves danos ao motor 
• O uso de diesel contaminado ou de má qualidade diminui a vida útil do óleo do motor, prejudica a performance do equipamento e provoca danos a médio prazo 
 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

Fundado em 1976, o Laboratório SOS é o único laboratório de análise de óleo no Brasil credenciado pela Caterpillar como provedor de informações confiáveis para seus equipamentos além de ser aceito como importante provedor de informações para equipamentos de outros fabricantes.

Concentrando o monitoramento de todos os seus equipamentos com o Programa SOS visamos a redução de custos operacionais em relação a estoque de kits para coleta, gestão do monitoramento de equipamentos pela ferramenta de análise de óleo lubrificante, líquido de arrefecimento e óleo diesel, e a oferta de serviços padronizados de acordo com a sua necessidade.

O Laboratório SOS Sotreq possui perfeitas condições para atendê-los de forma diferenciada, uma vez que possuímos os seguintes recursos:
 

  • Capacidade instalada

O Laboratório SOS possui equipamentos de alta tecnologia e uma capacidade para realizar 830.000 ensaios completos por ano, sendo um dos maiores e mais modernos da América Latina.

  • Capacidade Técnica, Conhecimento e Experiência:

O Laboratório SOS mantém Técnicos e Interpretadores altamente qualificados e aptos a realizar as mais diversas análises de fluidos lubrificantes, líquido de arrefecimento e óleo diesel, bem como orientar aos Clientes quanto às ações necessárias a serem tomadas em função dos resultados obtidos pelas análises.

  • Agilidade no Tempo de Resposta:

Com regime de funcionamento atual de Segunda à Sexta-feira de 06:00h às 22:00h e aos Sábados de 9:30h às 17:30h, entregamos 95% de nossos resultados de amostras de óleo lubrificante e líquido de arrefecimento em até 3 (três) dias úteis, salvo feriados e finais de semana, para as amostras de óleo diesel o prazo é de 95% dos resultados entregues em até 4 (quatro) dias úteis, salvo feriados e finais de semana, ambos a partir do registro da amostra no Laboratório SOS.

Todos os nossos resultados das análises são interpretados por técnicos treinados e especializados e os relatórios são enviados da forma que o cliente desejar: correio eletrônico, através de consulta em nosso site na Internet (SOSWeb) e através do software de gerenciamento de análises de óleos (SOSview). Alertamos que os resultados considerados Críticos e que necessitam de uma intervenção imediata, serão enviados via e-mail em formato PDF antecipadamente.

 

  • Qualidade dos Serviços, Confiabilidade e Proteção das Informações:

Além de sermos homologados pela Caterpillar, possuímos nosso Sistema de Gestão da Qualidade certificado conforme os requisitos da norma ISO 9001:2008 e afirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e segurança através das certificações OHSAS 18001:2007 (Saúde e Segurança do Trabalho) e ISO 14001:2004 (Sistema de Gestão Ambiental).

Asseguramos a confiabilidade e sigilo dos resultados das análises baseados em uma forte conduta ética que é disseminada a todos os nossos colaboradores por meio de nossos valores internos.

1. PROCESSO DE ANÁLISE
Trabalhamos com um programa de análises padrão que nos permite atender a maioria das necessidades dos diversos segmentos de mercado e com a garantia de entrega dos resultados em um tempo muito inferior ao praticado normalmente.
Os testes contemplados em nosso programa de análise para amostras de óleos lubrificantes são:

  • Viscosidade – ASTM D 445:

Por meio desse ensaio visamos determinar o grau de viscosidade do óleo lubrificante analisado. A viscosidade é determinada em um viscosímetro cinemático a 100ºC (equipamentos industriais e automotivos).

  • Espectrometria de Infravermelho – ASTM E 2412-04:

Para a análise de Infravermelho por Transformada de Fourier utilizamos um equipamento com amostrador automático de última geração. No Infravermelho são feitas as medições de elementos degradantes no lubrificante bem como o teor de sulfatação para óleo de motor:

  • Teor de Fuligem;
  • Teor de Oxidação;
  • Teor de Nitração;
  • Teor de Sulfatação;
  • TBN (amostras de motores).

 

  • Espectrometria de Emissão Ótica a Plasma – ASTM 5185:

O teste de elementos químicos é realizado com um espectrômetro de emissão ótica a plasma com medições simultâneas onde avaliamos partículas inferiores a 10 micra de tamanho. Os resultados são expressos em “ppm”, partes por milhão. Os elementos
analisados são Cobre, Ferro, Cromo, Alumínio, Silício, Chumbo, Sódio, Molibdênio, Estanho, Fósforo, Zinco, Magnésio, Cálcio, Boro, Bário, Níquel, Prata e Potássio.

 

  • Contagem de Partículas – ISO 4406:

A determinação da quantidade de partículas em suspensão no óleo é realizada com um contador de partículas automático, com medição através de raio laser.

  • Teste de Água – Crepitação:

A presença de água é determinada através do teste qualitativo de crepitação e o resultado é reportado na forma “T - Traço”, por volta de 0,1% de água na amostra, “P - Presença”, em torno de 0,5% de água e acima de 1%, “E - Excessiva” para presença de água em excesso.

 

  • Diluição por Combustível (Cromatografia gasosa):

Através do ensaio de Cromatografia Gasosa é confirmado se a amostra de óleo motor apresenta uma contaminação por óleo diesel e também o seu percentual de contaminação. Se a contaminação por óleo diesel for maior do que 6% é reportado como “P - Presença”.

 

Os testes contemplados em nosso programa de análise para amostras de líquido de arrefecimento são:

  • Glicol (%):

Verificação do percentual de glicol presente na amostra. O glicol é responsável por aumentar a temperatura de ebulição e diminuir a temperatura de congelamento do líquido.

 

  • pH:

Verifica a acidez ou alcalinidade da amostra de líquido de arrefecimento. Parâmetro conforme os fabricantes.

  • Condutividade:

A condutividade é a medida de como o líquido está conduzindo a corrente elétrica. Este parâmetro deve estar dentro das especificações dos fabricantes.

  • Nitrito (ppm):

O nitrito é um aditivo de alguns líquidos de arrefecimento que fornece proteção contra cavitação e corrosão. É necessário verificar sua concentração afim de estabelecer a necessidade ou não de procedimentos de manutenção para correção de suas concentrações.

 

  • Odor:

O odor é uma das mais efetivas ferramentas para indicar problemas nos sistemas de arrefecimento. Problemas como passagem de compressão, contaminação por materiais de limpeza dos radiadores, reações químicas entre outros.

 

  • Cor:

Mudanças na cor do líquido de arrefecimento geralmente podem indicar mudanças químicas no produto ou mistura de outros tipos de líquido de arrefecimento e ou inibidores (SCA ou Extender) ou mistura de água ou produtos de forma incorreta.

  • Aparência:

Verificação de turbidez ou materiais diferentes nas amostras de líquido de arrefecimento, podem indicar contaminação por água, óleo lubrificante, diesel, solventes, utilização de água imprópria, etc.

 

  • Precipitado:

Material não dissolvido nas amostras de líquido de arrefecimento. São geralmente resultado de corrosão dos componentes metálicos do sistema de arrefecimento ou precipitação dos aditivos do líquido de arrefecimento do motor.

  • Espuma:

Pode ser causada por contaminantes externos ou pela perda de aditivo antiespumante do líquido de arrefecimento. Passagem dos gases de exaustão também podem causar espuma no sistema de arrefecimento.

 

Os testes contemplados em nosso programa de análise para amostras de óleo diesel são:

  • Teor de Biodiesel – ASTM D7371

Verificação do teor de Biodiesel presente no óleo diesel. O teor de biodiesel deve estar conforme o que especifica legislação vigente.

  • Teor de Enxofre – ASTM 5185

Verificação do teor de enxofre presente no óleo diesel. O teor de enxofre deve estar conforme a informação do produto utilizado.

 

  • Contagem de Partículas – ISO 4406:

A determinação da quantidade de partículas em suspensão no óleo é realizada com um contador de partículas automático, com medição através de raio laser.

  • Viscosidade a 40º - ASTM D445

Medição da viscosidade para verificação de possíveis contaminações e atendimento a especificação da legislação vigente.

  • Cor

Através do teste é possível averiguar o uso correto do diesel em determinada especificação de acordo com a sua cor.

  • Teor de água (Karl Fischer) – ASTM D6304

Verificação quantitativa do teor de água contido no óleo diesel.

  • Análise de elementos de desgaste e aditivação – ASTM 5185

Verificação dos teores de desgaste, contaminação e aditivos do óleo diesel.

 

2. INTERPRETAÇÃO E ENVIO DOS RESULTADOS
Todos os resultados das análises são interpretados por Técnicos especializados que fornecem ao Cliente um Laudo contemplando as recomendações necessárias em função dos resultados obtidos.

Os resultados podem ser transmitidos via e-mail (PDF), SOS View ou SOS Web.

Os resultados são apresentados, normalmente, contemplando os seguintes níveis de criticidade:

  • Amostra com Resultado Normal (Verde): A amostra não requer nenhuma intervenção no equipamento de acordo com seu histórico de resultados.
  • Amostra com Resultado Monitorar (Amarelo): A amostra requer atenção para algumas intervenções que devem ser realizadas nas paradas programadas do equipamento para manutenção de acordo com seu histórico de resultados e devem ser monitoradas quanto à sua evolução.
  • Amostra com Resultado Crítico (Vermelho): A amostra indica a necessidade de execução de ações imediatas no equipamento analisado, de acordo com o seu histórico de resultados e acompanhamento de manutenção. Neste caso, além da opção de recebimento dos resultados (e-mail, SOS View ou SOS Web), um e-mail é enviado antecipadamente ao Cliente contendo um arquivo em formato PDF com os detalhes da ação de inspeção necessária.

3. ACOMPANHAMENTO TÉCNICO
Possuímos a mais ampla cobertura do mercado e nossa equipe de Consultores de Suporte ao Produto é preparada para realizar o acompanhamento por meio de visitas aos sites ou onde ele (a) preste serviços, com o objetivo de esclarecer dúvidas técnicas sobre o Programa SOS, coleta de amostras e interpretação dos resultados.

Caso solicitado e acordado, a Sotreq realizará em 02 (duas) oportunidades, treinamentos prático e teórico onde serão abordados assuntos sobre Coleta de Amostras, Interpretação de Resultados, Utilização de Software e Conceitos de Controle de Contaminação. A periodicidade das visitas poderá ser flexibilizada conforme as necessidades.

Todos os custos de transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade da Sotreq.

O Laboratório SOS possui equipamentos de alta tecnologia e uma capacidade para realizar 830.000 ensaios completos por ano, sendo um dos maiores e mais modernos da América Latina.

O Laboratório SOS mantém Técnicos e Interpretadores altamente qualificados e aptos a realizar as mais diversas análises de fluidos lubrificantes, líquido de arrefecimento e óleo diesel, bem como orientar aos Clientes quanto às ações necessárias a serem tomadas em função dos resultados obtidos pelas análises.

Com regime de funcionamento atual de Segunda à Sexta-feira de 06:00h às 22:00h e aos Sábados de 9:30h às 17:30h, entregamos 98% de nossos resultados de amostras de óleo lubrificante e líquido de arrefecimento em até 3 (três) dias úteis, salvo feriados e finais de semana, para as amostras de óleo diesel o prazo é de 95% dos resultados entregues em até 4 (quatro) dias úteis, salvo feriados e finais de semana, ambos a partir do registro da amostra no Laboratório SOS.

Todos os nossos resultados das análises são interpretados por técnicos treinados e especializados e os relatórios são enviados da forma que o cliente desejar: correio eletrônico, através de consulta em nosso site na Internet (SOSWeb). Alertamos que os resultados considerados Críticos e que necessitam de uma intervenção imediata, serão enviados via e-mail em formato PDF antecipadamente.

Possuímos nosso Sistema de Gestão da Qualidade certificado conforme os requisitos da norma ISO 9001:2015 e afirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade e segurança através das certificações OHSAS 18001:2007 (Saúde e Segurança do Trabalho) e ISO 14001:2004 (Sistema de Gestão Ambiental).

Asseguramos a confiabilidade e sigilo dos resultados das análises baseados em uma forte conduta ética que é disseminada a todos os nossos colaboradores por meio de nossos valores inter.

Trabalhamos com um programa de análises padrão que nos permite atender as necessidades dos diversos segmentos de mercado e com a garantia de entrega dosresultados em um tempo muito inferior ao praticado normalmente.

Desta forma pode ser destacado como diferencial ao cliente:

  • Nosso suporte com consultores e técnicos qualificados,
  • Plataforma online (SOS Web),
  • Atendemos a todos os segmentos e marcas de equipamentos
  • Oferecemos logística reversa sem custo ao cliente

E hoje sermos credenciados pela CAT, é uma forma de comprovar e atestar a qualidade e os benefícios oferecidos pelo programa SOS Sotreq, sendo hoje considerado como um laboratório da fábrica.

Dentre mais de 110 laboratórios no mundo apenas 12 são certificados pela Caterpillar.

O SOS é uma ferramenta de gerenciamento valiosa que pode maximizar a vida útil e a produtividade dos equipamentos e minimizar os custos operacionais e o tempo de inatividade. Conheça 4 importantes indicadores:

  • Taxas de Desgaste: monitora e rastreia partículas de desgaste de metal, contaminantes e elementos do pacote de aditivo do óleo.
  • Condição do Óleo: compara o óleo usado ao óleo novo para ver se ele está fornecendo lubrificação e proteção adequadas.
  • Limpeza do Óleo: determina se contaminantes abrasivos estão causando desgaste acelerado.
  • Agentes contaminantes: Detecção de água, glicol ou combustível no óleo.